
Atualmente, o PIS e COFINS apresentam alíquotas de 2,20% e 10,30%, porém, vale observar que esses valores ficam por conta da receita, vindo da indústria, do importador ou pode ser obtido por meio da tributação monofásica que cabe a produtos de higiene, cosméticos e produtos farmacêuticos.
Na lista de produtos que têm o imposto mais caro, no topo da lista está o perfume importado, já que quase 80% do valor de compra vai para a taxa de impostos. Entre eles, os impostos incidentes são o PIS, COFINS, ICMS e o IPI.
Quanto ao perfume nacional, a carga tributária do produto não muda muito, atingindo um valor de 69,13% do valor para imposto, seguido de 55,27% para cosméticos e 51,41% para as maquiagens.
Ao aplicar a tabela do Simples Nacional sobre a revenda dos produtos monofásicos, o gestor deve excluir a alíquota de PIS e COFINS da faixa correspondente.
O Planejamento Tributário pode ser muito útil para que você pague menos impostos na sua loja de cosméticos, pois através dele é feita uma análise completa da carga tributária da empresa e encontrar brechas para promover a redução de impostos, identificando impostos pagos a maior ou dedução de declarações ao Fisco.
Precisando de auxílio de uma equipe especializada? Conte com a Famar. Para informações adicionais, contate a Famar: WhatsApp: 📲 (49) 98833-2321.
Comments